Bori: "dar comida a cabeça", ou seja, a Oxalá e Iemanjá. Orixás donos de todas as cabeças independente do juntó (corôa) do futuro Iaô. na umbanda não existe ebori apenas amaci. Bori em um Abiã (aquele que ainda não é feito no santo, mas freqüenta a roça de Candomblé. A mais comum é quando esse filho ainda “não se sente preparado” para fazer a feitura de santo por alguma razão pessoal. Outra seria quando ocorre a tão conhecida “guerra de santos” para ser o dono da cabeça; caso esse que se não for cuidado pode levar muitos até mesmo a estados críticos de doenças psicossomáticas. Oferece-se o Bori também em casos de doenças, não sendo necessário que a pessoa seja um abiã. “Para dar o Bori, o abiã passa por um processo de ‘limpeza espiritual” que chamamos de ebó ou sacudimento. Tudo com frutas, legumes, grãos, sementes e claro, cortando também para o Exu ou Bombo Gira daquela pessoa; pois, é sempre bom lembrar que são os Exus que abrem as estradas. Depois de passar pelas ervas sagradas (amassi), faz-se então o fundamento e o abiã recolhe-se por 3 dias dentro da roça, não sendo ainda na camarinha, mas em um local sagrado, junto da Mãe Criadeira. Ori A cabeça é a parte mais alta e mais importante do corpo humano ; ela e a primeira que vem ao mundo - É a moradia do cérebro que controla o corpo inteiro. O líder ou chefe de qualquer organização é referido como "Olóri" (a cabeça - o que pensa por todos), ORI é cabeça ( ela é o chefe de nossas ações) , cabeça é alta, alto é supremo e o SER supremo é ÔLÔDUMARÊ (Deus maior). Em poucas palavras - Ory é seu mestre, porque a Lei do livre - arbítreo é divina (dada por Deus) e só cabe a nós decidirmos qualquer coisa (atitudes), para a nossa vida, influenciando o nosso dia a dia (destino / boa sorte/ amor/ conduta ). Entendimento de Olodumare (Deus), ao nos embuir do livre - arbítreo,é que nem a ele acabe a decisão sobre nós, se Ory assim não quiser. No corpo humano ORi se subdivide em duas colocações: 1ª) O crânio ( matéria) , que é a residencia do Ory espirito ( parte espiritual ) o célebro é a parte interna. Cabeça fisica: (Ory Àpèré) A cabeça física - é o crânio humano, onde está o cérebro que usamos para o pensamento e controle das outras partes do corpo; consciente ou inconsciente; os olhos para tudo ver; o nariz para respirar e cheirar; orelhas para ouvir; a boca para alimentar e falar; a língua para saborear; nossa essência masculina ou feminina está na cabeça, o rosto que dela faz parte nos distinguem uns dos outros, imprimindo uma identidade individual; sem a cabeça o homem e mulher seriam como qualquer "X". 2ª) A cabeça espiritual está subdividida em mais duas partes a saber: CABEÇA ESPIRITUAL: Ori Inù ( como é mais conhecida). ORi INÚ é de caráter individual, uma pessoa poderia chegar a terra com bom destino, mas, sem boa conduta; A maldade da cabeça espiritual interna danificará definitivamente o bom destino, o inverso também acontece. - APARÍ-INÚ (CABEÇA ESPIRITUAL INTERNA) - ORÍ-ÀPÉRÉ (santo pessoal, destino ou parte divina de cada um: escolhido no domínio de ÀJÀLÁ - divindade de ORÍ. ORÍ-ÀPÉRÉ é acumulação de destino individual; isto é : ÀKÚNLÈYÀN, ÀKÚNLÈGBÁ e ÀYÀNMÓ. AKUNLEYAN é a parte do destino que cada um escolhe por vontade (livre arbítrio) própria. AKUNLEGBA é a parte do destino o qual está adicionada como complemento de AKUNLEYAN. AYANMO é aquela parte do destino que nunca pode ser mudado. Por exemplo - pais, sexo, karma, etc. Mas Akunleyan e Akunlegbá podem ser melhorado enquanto Ayanmó não pode ser modificado . O destino ORÍ-ÀPÉRÉ está escolhido no domínio {(casa de - morada de AJALÁ ) divindade de Orí },pois somos o somatório de : descendência fisica(mãe + pai e ancestrais) + Orixá + meio em que nasceremos = destino , por iiso, como está acima dito , aqui somos a soma de AKUNLEYAN + AKUNLEGBÀ E AYANMÓ. Então em síntese : Ori = O crânio ( Ory Inù) + Ory Àpéré que por sua vêz é três em um, então Ory de fato são 4 aprtes em todo contexto. Ser humano - somatória - O Criador, o procriador, procriadora e ser procriado. A saudação ( um Itan) abaixo pode se entender como a frase que sintetisa o que Ory passou à representar perante aos Orixás, pois entre os Orixás ele(Ory) foi o único que atendeu as todas as exigências e cumpriu com todas as determinações de Ifá: "O iniciado sacrificou ! ORI é forte, mais que os orixás." - Bem, se o iniciado sacrificou , Ory se torna mais forte , mais que os Orixás. Ele é o primeiro, por isso o Bory é uma grande festa e o 1º ato de uma obrigação.
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