A Angeologia é o culto e a prática espiritual relacionada com os anjos.
A palavra ANJO vem do latim Angelus, que significa “mensageiro”, mas também eram chamados de Daimones pelos gregos, o que significa génios ou seres sobrenaturais.
A sua história envolve-se nas brumas dos tempos e das civilizações pois a humanidade acreditou sempre em mensageiros e intermediários entre si e a divindade, fosse qual fosse essa divindade.
Os anjos não se encontram apenas ligados ás religiões cristãs. No Alcorão e na Torah existem também amplas referências a anjos, assim como no hinduísmo.
Ao longo da história descobre-se vestígios da mesma crença e culto por parte dos Incas, Maias, Aztecas, Caldeus, Romanos entre outros.
A Angeologia é o tema mais fascinante das ciências esotéricas. Tudo o que é considerado um dogma deve ser transformado em dúvida para depois ser questionado.
A Angeologia está baseada na ideia de que Deus está presente em tudo e em todos, principalmente nas coisas mais simples da vida. O anjo representa a energia e a pureza do conhecimento de Deus.
Quando falamos em anjos associamo-los às visões bíblicas ou aos milagres.
Segundo St. Agostinho, os anjos possuem suas próprias virtudes e direitos, agindo sob o nome de Deus.
Mas a Angeologia está para além de qualquer prática religiosa, ou seja, as pessoas que seguem os ensinamentos da Angeologia e praticam o culto dos anjos não se identificam com qualquer religião estabelecida.
A Angeologia é uma prática espiritual, (espiritualidade e religião não são sinónimos) a religião tem a ver com a prática (em principio assente em espiritualidade), essencialmente vivida por ritos e preceitos, os quais geralmente são dirigidos por uma hierarquia e um clero.
A espiritualidade é uma dimensão humana, portanto é parte intrínseca do ser (como as dimensões físicas ou psicológicas), aquilo que dá sentido à vida.
As pessoas estão a sentir-se órfãs de religião e o estudo dos anjos pode resgatar a verdadeira força do termo “religião” – Religare o homem a Deus. Dessa forma, unidos a uma vibração superior, todos nós poderemos iluminar o futuro.
Através da comunicação com o mundo angelical, conseguiremos obter ajuda para que a nossa passagem terrena seja vivida da melhor maneira possível.
Os Anjos fazem parte da mesma centelha divina que os seres humanos. São espiritualmente filhos do mesmo Pai e Criador. Porém os anjos optaram por não possuir um corpo fisico. A sua evolução continua sempre no plano espiritual.
Entre as suas diversas missões, a principal é ajudar-nos, homens e mulheres, na nossa missão terrena.
Os anjos podem manifestar-se aos homens através de pensamentos e ideias, já que são seres inteligentes. Eles auxiliam-nos pela inteligência, boa vontade e nas escolhas certas das várias opções.
A inteligência leva sempre à verdade e a verdade sempre ao bem. Os homens erram, porque seus conhecimentos vêm por etapas.
Nós, seres humanos, somos compostos por diversas dimensões – a física, a psicológica, a social, a cultural e a espiritual. O nosso espírito é puro. Mantém-se puro independentemente das nossas escolhas. É através do corpo e juntamente com as outras dimensões que evolui e desenvolve.
Deus proporcionou-nos o maior dom de todos; o livre-arbítrio, ou seja, a liberdade de escolha do nosso rumo. As nossas acções facilitam ou impedem a referida progressão espiritual.
Neste percurso, os Anjos possuem a missão de estar perto de nós e nos ajudar a evoluir espiritualmente e a sermos felizes enquanto vivermos no corpo físico aqui na Terra. Nunca nos obrigarão ao que quer que seja, interferem apenas quando lhes solicitamos. A excepção é quando a nossa vida corre perigo.
O Concílio De Latrão, que fez lei em matéria de ortodoxia, concordou que os Anjos são Espíritos Puros, diferenciando-os dos homens, que são compostos de corpo e alma.
Os padres e os teólogos ensinam, geralmente, que os Anjos estão distribuídos em três grandes Hierarquias ou Principados, e cada Hierarquia, em três companhias ou coros:
Os da primeira e mais alta Hierarquia são designados em relação com as funções que desempenham no céu. Uns chamam-se Serafins, porque estão abrasados pelo Fogo Da Caridade diante de Deus. Outros, Querubins, porque são um reflexo luminoso de Sua Sabedoria; e outros, Tronos e Coros, porque proclamam a Sua Grandeza e A fazem resplandecer.
Os da segunda Hierarquia recebem os seus nomes das operações que lhe são atribuídas pelo Governo-geral Do Universo. Estas são as Dominações, que indicam aos Anjos de ordens inferiores as suas missões e encargos; as Virtudes, que cumprem os prodígios pedidos pela Igreja e pelo Género Humano; as Potências, que protegem com sua força e vigilância as leis que regem o mundo físico e moral.
Os da terceira categoria estão encarregados da direcção das sociedades e das pessoas. Eles são: os Principados, que se ocupam dos reinos, províncias e dioceses; os Arcanjos, que transmitem as mensagens de alta importância; os Anjos Da Guarda, velando pela nossa segurança e santificação.
Segundo os espiritualistas, os Anjos são as almas dos homens que alcançaram o grau de perfeição concedido à criatura, gozando a plenitude da felicidade prometida. Antes de ter conseguido o grau supremo, gozam de uma sorte relativa ao seu adiantamento.
No início da Angeologia, só se reconheciam 2 classes de entidades celestiais: Os Arcanjos e os Anjos.
Foi através do trabalho de escritores como Tomás de Aquino, Santo Agostinho e do grupo Pseudo-Dionisiaco que as várias ordens angelicais foram organizadas de forma correcta.
Os anjos mais elevados são chamados Arcanjos...Mas nem todos os anjos superiores são Arcanjos. Por exemplo Sakiel, Camael, Cassiel, Azrael e Asariel que se contam entre os regentes zodiacais, não são Arcanjos, embora sejam com frequência chamados por esse título.
Na realidade todos eles pertencem a coros de uma hierarquia superior à dos Arcanjos.
Os principais regentes desta ordem são: Metatron, Miguel, Rafael, Uriel, Gabriel, Barbiel, Barachiel e Jehudiel.
Os cabalistas desdobraram a palavra Deus e, através do alfabeto hebraico, e acrescentaram nomes divinos IAH, EL, AEL, IEL com esses desdobramentos e terminações surgem 72 Anjos.
A hierarquia angelical é, como vimos, formada por três grupos principais denominados de Hierarquias Angelicais, Coros ou Esferas Celestiais.
CONSELHEIROS CELESTIAIS -A Hierarquia mais elevada.
1 - Serafins
2 – Querubins
3 – Tronos ou Espíritos da Vontade
GOVERNADORES CELESTIAIS
4 – Dominações ou Espíritos da Sabedoria
5 – Potências ou Espíritos do Movimento
6 – Virtudes ou Espíritos da Forma, Elohim
MENSAGEIROS CELESTIAIS
7 – Principados ou Espíritos da Personalidade ou Espíritos do Tempo
8 – Arcanjos ou Espíritos do Fogo
9 – Anjos
SERAFINS – Estão ao lado de Deus e têm a missão de transmitir a bondade Divina. Personificam a caridade e a inteligência. Cabe a eles lembrar a Humanidade da sua missão. Recebemos deles o fervor da Fé e o amor a Deus.
QUERUBINS – São os mensageiros da grande sabedoria Divina, categoria que representa a inocência da criança. Têm um temperamento jovial. Têm sempre uma palavra que ajuda a solucionar os problemas por mais difíceis que eles sejam. Oferecem iluminação mental, poder e Sabedoria.
TRONOS – Trazem a mensagem de Deus através da arte especialmente a música, a qual aproveitam para expressarem a grandeza Divina. Dão o conhecimento de como foi criado e como dirigir o pensamento para as coisas divinas. São a união do exterior com o interior do material com o espiritual. Mostram o lado bom das coisas.
DOMINAÇÕES – Têm o governo-geral do Universo. São anjos que têm rapidez de raciocínio e ajudam nas emergências, sobretudo quando são invocados com o uso de instrumentos adequados, dando rápida resposta. Possuem sabedoria para estimular a melhor decisão. Colaboram para trazer a harmonia do céu para a Terra. Dão a assistência necessária para subjugar os seus inimigos e perseguidores e alcançar a salvação.
POTÊNCIAS – São seres celestiais que protegem tudo aquilo que tem vida, ou seja os animais, preservando a procriação destes, protegem também as plantas e o homem. É o ponto de equilíbrio das leis que regem o Universo, cobrem as leis do mundo físico e moral e conseguem mantê-lo em harmonia. Dão também ajuda para dominar os inimigos a nível material.
VIRTUDES - São anjos com a missão de ensinar o papel dos homens na terra. Promovem os prodígios e os milagres da cura. Orientam o funcionamento das leis do Universo e o poder da Natureza. Ensinam o livre arbítrio. Recebemos deles o poder de Deus para triunfar na vida.
PRINCIPADOS – Cuidam de cada reino que existe na terra: o animal, o vegetal e o mineral. Cuidam das riquezas naturais do planeta. Também protegem os continentes, os países suas tradições e costumes, sendo responsáveis pela administração política e geográfica dos mesmos. Abençoam os governantes, líderes e reis. Dão o poder de controlar tudo o que o rodeia e adquirir conhecimentos secretos ou sobrenaturais.
ARCANJOS – Deles depende a evolução da Humanidade. São o elo de transmissão do conhecimento entre o Divino e o humano, sendo arautos de importantes mensagens à humanidade, também da defesa das nações, dos pais ou das famílias. Dão o poder de dominar todas as criaturas da terra e do mar.
ANJOS – Trabalham directamente com a humanidade, a Eles, cabe a missão de ajudar as pessoas a evoluírem espiritualmente. Cuidam e velam pela segurança do indivíduo no corpo físico, sendo mensageiros da Vontade Divina (Arquétipo Puro), procurando ajustá-la e coordená-la com os desejos e decisões individuais.
OS REGENTES DOS DIAS DA SEMANA
Miguel – Arcanjo do Sol.
Dia: Domingo.
Governa todas as questões de ambição, carreira e finanças.
Gabriel – Arcanjo da Lua.
Dia: Segunda-feira
Governa todas as questões ligadas às mulheres, à concepção e à clarividência natural.
Samuel – Arcanjo de Marte.
Dia: Terça-feira.
Transmite-nos coragem e protege dos perigos do fogo e da violência.
Rafael – Arcanjo de Mercúrio.
Dia: Quarta-feira.
Governa a inteligência, a escrita e a medicina.
Saquiel – Arcanjo de Júpiter.
Dia: Quinta-feira.
Governa os ganhos de dinheiro, prestígio e também os desportos e os jogos de azar.
Anael – Arcanjo de Vénus.
Dia: Sexta-feira.
Governa o amor, o casamento e tudo que se relacione arte, beleza e música.
Cassiel – Arcanjo de Saturno.
Dia: Sábado.
Governa a prosperidade, influência os anciãos, os assuntos kármicos e os destinos da humanidade.
OS SETE ARCANJOS, CORES E PLANETAS
MIGUEL – Cor Amarelo, Sol
GABRIEL – Cor Violeta ou Prateado, Lua
CAMAEL – Cor Vermelho, Marte
RAFAEL – Cor Laranja, Mercúrio
SAQUIEL – Cor Azul-eléctrico, Júpiter
ANAEL – Cor Verde, Vénus
CASSIEL – Cor Preto ou Azul-marinho, Saturno
SAIBA QUAL O SEU ANJO DA GUARDA
1- Vehuiah -06-Jan, 20-Mar, 01-Jun, 13-Ago, 25-Out
2 -Jeliel -07-Jan, 21-Mar, 02-Jun, 14-Ago, 26-Out
3 – Sitael -08-Jan, 22-Mar, 03-Jun, 15-Ago, 27-Out
4 -Elemiah -09-Jan, 23-Mar, 04-Jun, 16-Ago, 28-Out
5 – Mahasiah -10-Jan, 24-Mar, 05-Jun, 17-Ago, 29-Out
6 -Lelahel -11-Jan, 25-Mar, 06-Jun, 18-Ago, 30-Out
7 -Achaiah -12-Jan, 26-Mar, 07-Jun, 19-Ago, 31-Out
8 – Cahetmel -13-Jan,27-Mar, 08-Jun, 20-Ago, 01-Nov
9 -Haziel -14-Jan, 28-Mar, 09-Jun, 21-Ago, 02-Nov
10 – Aladiah -15-Jan, 29-Mar, 10-Jun, 22-Ago, 03-Nov
11 -Laoviah -16-Jan, 30-Mar, 11-Jun, 23-Ago, 04-Nov
12 – Hahaiah -17-Jan, 31-Mar, 12-Jun, 24-Ago, 05-Nov
13 -Jesabel -18-Jan, 01-Abr, 13-Jun, 25-Ago, 06-Nov
14 – Mebahel -19-Jan, 02-Abr, 14-Jun, 26-Ago, 07-Nov
15 -Hariel -20-Jan, 03-Abr, 15-Jun, 27-Ago, 08-Nov
16 -Hakamiah -21-Jan, 04-Abr, 16-Jun, 28-Ago, 09-Nov
17 – Lauviah -22-Jan, 05-Abr, 17-Jun, 29-Ago, 10-Nov
18 -Caliel -23-Jan, 06-Abr, 18-Jun, 30-Ago, 11-Nov
19 – Leviah -24-Jan, 07-Abr, 19-Jun, 31-Ago, 12-Nov
20 – Pahaliah -25-Jan, 08-Abr, 20-Jun, 01-Set, 13-Nov
21 -Nelchael -26-Jan, 09-Abr, 21-Jun, 02-Set, 14-Nov
22 – Ieiaiel -27-Jan, 10-Abr, 22-Jun, 03-Set, 15-Nov
23 -Melahel -28-Jan, 11-Abr, 23-Jun, 04-Set, 16-Nov
24 – Hahuiah -29-Jan, 12-Abr, 24-Jun, 05-Set, 17-Nov
25 -Nith-Haiah -30-Jan, 13-Abr, 25-Jun, 06-Set, 18-Nov
26 – Haaiah -31-Jan, 14-Abr, 26-Jun, 07-Set, 19-Nov
27 -Ierathel -01-Fev, 15-Abr, 27-Jun, 08-Set, 20-Nov
28 – Seheiah -02-Fev, 16-Abr, 28-Jun, 09-Set, 21-Nov
29 -Reyel -03-Fev, 17-Abr, 29-Jun, 10-Set, 22-Nov
30 – Omael -04-Fev, 18-Abr, 30-Jun, 11-Set, 23-Nov
31 – Lecabel -05-Fev,19-Abr, 01-Jul, 12-Set, 24-Nov
32 – Vassariah -06-Fev, 20-Abr, 02-Jul, 13-Set, 25-Nov
33 -Lehuiah -07-Fev, 21-Abr, 03-Jul, 14-Set, 26-Nov
34 -Lehahiah -08-Fev, 22-Abr, 04-Jul, 15-Set, 27-Nov
35 -Chavakiah -09-Fev, 23-Abr, 05-Jul, 16-Set, 28-Nov
36 -Menadel -10-Fev, 24-Abr, 06-Jul, 17-Set, 29-Nov
37 -Ariel -11-Fev, 25-Abr, 07-Jul, 18-Set, 30-Nov
38 -Haamiah -12-Fev, 26-Abr, 08-Jul, 19-Set, 01-Dez
39 – Rehael -13-Fev, 27-Abr, 09-Jul, 20-Set, 02-Dez
40 – Ieiazel -14-Fev, 28-Abr, 10-Jul, 21-Set, 03-Dez
41 -Hahael -15-Fev, 29-Abr, 11-Jul, 22-Set, 04-Dez
42 – Mikael -16-Fev, 30-Abr, 12-Jul, 23-Set, 05-Dez
43 -Veuliah -17-Fev, 01-Mai, 13-Jul, 24-Set, 06-Dez
44 -Yelaiah -18-Fev, 02-Mai, 14-Jul, 25-Set, 07-Dez
45 -Sealiah -19-Fev, 03-Mai, 15-Jul, 26-Set, 08-Dez
46 -Ariel -20-Fev, 04-Mai, 16-Jul, 27-Set, 09-Dez
47 -Assaliah -21-Fev, 05-Mai, 17-Jul, 28-Set,10-Dez
48 – Mihael -22-Fev, 06-Mai, 18-Jul, 29-Set, 11-Dez
49 -Vehuel -23-Fev, 07-Mai, 19-Jul, 30-Set, 12-Dez
50 – Daniel -24-Fev, 08-Mai, 20-Jul, 01-Out, 13-Dez
51 – Hahassiah -25-Fev,09-Mai,21-Jul, 02-Out,14-Dez
52 -Imamiah -26-Fev, 10-Mai, 22-Jul, 03-Out, 15-Dez
53 -Nanael -27-Fev, 11-Mai, 23-Jul, 04-Out, 16-Dez
54 – Nithael -28/2 e 29/2, 12-Mai, 24-Jul, 05-Out, 17-Dez
55 – Mebahiah -01-Mar, 13-Mai, 25-Jul, 06-Out, 18-Dez
56 – Poiel -02-Mar, 14-Mai, 26-Jul, 07-Out, 19-Dez
57 -Nemamiah -03-Mar, 15-Mai, 27-Jul, 08-Out, 20-Dez
58 – Lealel -04-Mar, 16-Mai, 28-Jul, 09-Out, 21-Dez
59 -Harahel -05-Mar, 17-Mai,29-Jul, 10-Out, 22-Dez
60 – Mitzarael -06-Mar, 18-Mai, 30-Jul, 11-Out, 23-Dez
61 – Umabel -07-Mar, 19-Mai, 31-Jul, 12-Out, 24-Dez
62 -Lah-Hel -08-Mar, 20-Mai, 01-Ago, 13-Out, 25-Dez
63 -Anauel -09-Mar, 21-Mai, 02-Ago, 14-Out, 26-Dez
64 – Mehiel -10-Mar, 22-Mai, 03-Ago, 15-Out, 27-Dez
65 -Damabiah -11-Mar, 23-Mai, 04-Ago, 16-Out, 28-Dez
66 – Manakel -12-Mar, 24-Mai, 05-Ago,17-Out, 29-Dez
67 -Ayel -13-Mar, 25-Mai, 06-Ago, 18-Out, 30-Dez
68 -Habuhiah -14-Mar, 26-Mai, 07-Ago, 19-Out, 31-Dez
69 -Rochel -15-Mar, 27-Mai, 08-Ago, 20-Out, 01-Jan
70 -Yabamiah -16-Mar, 28-Mai, 09-Ago, 21-Out, 02-Jan
71 – Haiaiel 17-Mar, 29-Mai, 10-Ago, 22-Out, 03-Jan
72 -Mumiah -18-Mar, 30-Mai, 11-Ago, 23-Out, 04-Jan
Se nasceu em 5/1, 19/3, 31/5, 12/8 ou 24/10, é protegido pelos Génios da Humanidade
Já referi que os anjos eram também chamados de daimones pelos gregos, (gênios ou seres sobrenaturais). Nessa categoria, encontramos ainda outros obreiros do divino: gnomos e duendes (terra); fadas e silfos (ar); salamandras (fogo) e ondinas (água).
O nome Daimones, porém, corresponde ainda à palavra "demónio", conforme entendiam os autores eclesiásticos. Tal facto desperta uma grande curiosidade sobre o tema, já que interesses religiosos fizeram de tudo para que isso não chegasse ao conhecimento popular, principalmente nas Cruzadas, onde textos e escrituras foram eliminados “em nome de Deus”.
Os anjos (Daimones), que protegem os seres humanos, são diferentes dos Daimones (elementais), que ficam fora do nosso controle. Eles são perceptíveis ao nosso conhecimento, mas difíceis de contactar, ainda que seja possível entrar na sua sintonia. Os silfos, por exemplo, são elementos do ar que nos ajudam na propagação dos recados. Por esse motivo, quando fazemos um pedido escrito ao anjo e queimamos o papel, sopramos as cinzas (elemental fogo) ou sentimos vontade de andar para colocar ideias em ordem, como faziam os grandes filósofos.
Utilizamos a força das ondinas (elemental água) para nossas emoções e os gnomos e duendes (elemental terra) para prosperidade.
Assim como estamos presos à terra pelas leis da gravidade e não podemos ficar suspensos no céu, os anjos têm dificuldades para ficar connosco na terra. O que dá consistência para sua permanência é a luz ou energia de nossa aura.
De uma forma mais simples, poderíamos dizer que a aura é para o anjo o mesmo que o oxigénio é para nós.
Se estamos bem, automaticamente é reforçada a nossa simpatia e presença. Quando estamos tristes ou deprimidos nossa aura diminui e o anjo não actua, dando força ao nosso anjo contrário.
Todos estamos sujeitos a erros, no entanto, persistir neles pode significar a actuação de um génio contrário.
Também quando parecemos na dúvida ou sentimos um vazio no coração é sinal de que eles estão actuando. João Batista dizia: "É preciso que Ele cresça e que eu diminua".
O anjo contrário que actua dentro de nós é mil vezes mais perigoso do que qualquer ser vivo. Um ser vivo pode tentar matar-nos; no entanto, nosso génio contrário irá tentar de todas as maneiras corromper nossa alma.
O génio contrário representa a ilusão, a cobiça, a avareza e o egoísmo. Pode ser definido como "um conjunto de forças que vibram de forma inferior".
Eles não gostam de ambientes perfumados, por isso, o uso de incensos é recomendável. Como também frequentar lugares onde haja bebés de até sete meses, essas presenças fazem com que ele perca sua força.
O anjo guardião, que não participa das nossas infelicidades, pede ajuda para que outro anjo resolva nossos problemas. Ficar em sintonia com seu anjo guardião é anular, neutralizar a força do génio contrário. Com isso sua vida há de prosperar, já que Deus é Prosperidade e quer que você prospere também.
Porque é que as pessoas acreditam em anjos?
Eles estão em todas as religiões, são seres iluminados e não levam em conta os registros de nossos actos negativos, portanto não perdoam, já que não cabe a eles julgar.
Os anjos nunca nos abandonam, não têm a necessidade de se refazer através do sono e não sofrem os efeitos do tempo. Eles conhecem as modificações do sistema nervoso humano pela mudança da cor da nossa aura. Mas nem por isso eles ficam o tempo todo a proteger-nos, pois assim não haveria perdas e dores.
Quando fazemos uma oração, nosso anjo não ouve ou sente o pedido. Nesse momento nossa aura muda de cor e é isso que ele compreende. Quando oramos, nossa aura torna-se azul ou verde. Já quando abraçamos uma pessoa querida, ela fica cor-de-rosa, o que faz, com certeza, nosso anjo bater as asas no plano etéreo.
ORAÇÃO SIMPLES AO ANJO DA GUARDA
"Anjo de Luz, guardião da minha vida. A ti fui confiado pela caridade divina. Ilumina a minha alma, guarda-me dos males, orienta a minha inspiração, fortalece a minha sintonia com Deus e torna-me forte diante dos percalços. Lembra-me todos os dias de não julgar nem ferir. Tinge a minha mente de amor e harmonia, para que eu possa tornar o mundo melhor, agora e para todo o sempre. Amem."
26 de mar. de 2009
Angeologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Deixe seu comentário. Ele é muito importante para minha atualização. Sua opnião será sempre bem vinda...