22 de ago. de 2011
AS QUATRO CORRENTES DE UMBANDA!...
AS QUATRO CORRENTES DE UMBANDA!...
(Por Rubens Saraceni)
Se a Umbanda é uma religião nova, seus valores religiosos fundamentais
são ancestrais e foram herdados de culturas religiosas anteriores ao
Cristianismo.
A Umbanda tem na sua base de informação os cultos afros, os cultos
nativos, a doutrina espírita kardecista, a religião católica e um
pouco da religião oriental (budismo e hinduísmo) e também da magia,
pois é uma religião magística por excelência o que a distingue e a
honra, porque dentro dos seus templos a magia é combatida e anulada
pelos espíritos que neles se manifestam incorporando nos seus médiuns.
Dos elementos formadores das bases da Umbanda surgiram as sua
principais correntes religiosas, as quais interpretamos assim:
1ª Corrente: Formada pelos espíritos nativos que aqui viviam antes da
chegada dos estrangeiros conquistadores. Esses espíritos já
conheciam o fenômeno da mediunidade de incorporação, pois o xamanismo
multimilenar já era praticado pelos seus pajés em suas cerimônias.
Eles já acreditavam na imortalidade do espírito, na existência do
mundo sobrenatural e na capacidade de “os mortos” interferirem na
vida dos encarnados. Também acreditavam na existência de divindades
associadas a aspectos da natureza e da Criação Divina. Tinham um
panteão ao qual temiam, respeitavam e recorriam sempre que se sentiam
ameaçados pela natureza, pelos inimigos ou pelo mundo sobrenatural.
Também acreditavam na existência de espíritos malignos e de demônios
infernais, mas sem a elaboração da religião cristã que aqui se
estabeleceu.
2ª Corrente: Os cultos de nação africana, sem contato com os nativos
brasileiros, tinham essas mesmas crenças, só que mais elaboradas e
muito bem definidas. Seus sacerdotes praticavam rituais e magias para
equilibrar as influências do mundo sobrenatural sobre o mundo terreno
e também para equilibrar as pessoas.
Acreditavam na imortalidade dos espíritos e no poder deles sobre os
encarnados, chegando mesmo a criar um culto para eles (o culto de
egungum dos povos nigerianos).
Também cultuavam os ancestrais por meios de ritos elaboradíssimos e
que perduram até hoje, pois são um dos pilares de suas crenças
religiosas.
Sua cultura era transmitida oralmente de pai para filho, na forma de
lendas, preservando conhecimentos muito antigos, como a criação do
mundo, dos homens e até eventos análogos ao dilúvio bíblico.
A Umbanda herdou dos cultos de nação afro o seu vasto panteão Divino e
tem no culto às divindades de Deus um dos seus fundamentos religiosos,
tendo desenvolvido rituais próprios do religamento do encarnado com
sua divindade.
O panteão Divino dos cultos afros era pontificado por um Ser Supremo e
povoado por divindades quês são os executores e manifestadores Dele
junto aos seres humanos, assim como são seus auxiliares Divinos que o
ajudaram na concretização do mundo material, demonstrando-nos que,
de forma simples, tinham uma noção exata, ainda que limitada por
fatores culturais, da forma como se nos mostra Deus e seu universo
Divino.
3ª Corrente: Formada pelos kardecistas de mesa, que incorporavam
espíritos de índios, de ex-excravos negros, de orientais, etc. Criaram
a corrente denominada “Umbanda Branca”, nos moldes espíritas, mas na
qual aceitavam a manifestação de caboclos, pretos-velhos e crianças.
Esta corrente pode ser descrita como um meio termo entre o
espiritismo, os cultos nativos e os afros, pois se fundamenta na
doutrina cristã, mas cultua valores religiosos herdados dos índios e
negros.
Não abre seus cultos com cantos e atabaques, mas sim com orações a
Jesus Cristo. As suas sessões são mais próximas dos kardecistas que
das umbandistas genuínas, que usam cantos, palmas e atabaques. Seus
membros se identificam como Espíritas de Umbanda.
4ª Corrente: A magia é comum a toda a humanidade e as pessoas
recorrem a ela sempre que se sentem ameaçadas por fatores
desconhecidos ou pelo mundo sobrenatural, principalmente pela atuação
de espíritos malignos e por processos de magia negra ou negativa.
Dentro da Umbanda, o uso da magia branca ou magia positiva se
disseminou de forma tão abrangente que se tornou parte da religião,
sendo impossível separar os trabalhos religiosos espirituais puros
dos trabalhos espirituais mágicos. Muitas pessoas desconhecem a
magia classificada como magia religiosa. Mas esta nada mais é que a
fusão da religião com a magia.
Estas são as principais correntes religiosas e doutrinarias que formam
as bases da Umbanda. E isso sem falarmos do sincretismo religioso,
pela qual a religião católica nos forneceu as suas imagens que,
colocadas em nossos altares, facilitaram o processo de transição de
católicos para a Umbanda.
A estrutura religiosa espiritual da Umbanda já está pronta e só falta
ser estruturada aqui, no plano material, para dar-lhe uma feição
uniforme, quando seus valores religiosos e seus fundamentos Divinos
serão definitivos, deixando de mudar ao sabor das suas correntes
mais expressivas.
Os mensageiros espirituais nos alertam que esta estruturação deve ser
feita de forma lenta e muito bem pensada. Nós temos certeza de que no
futuro a Umbanda terá uma feição religiosa muito bem definida, pois
suas correntes formadoras se unificarão e se uniformizarão,
fortalecendo a Umbanda como religião.
(Texto extraído do livro do autor “ Doutrina e Teologia de Umbanda
Sagrada - A Religião dos mistérios - Um hino de amor à vida”. -
Editora Madras)
Rubens Saraceni é médium e sacerdote umbandista, tem uma extensa obra
psicografada e publicada pela Editora Madras, www.madras.com.br , são
mais de 50 títulos, entre romances, doutrina e teologia de Umbanda.
Quem ainda não leu nenhum titulo de Rubens Saraceni recomento o título:
O GUARDIÃO DA MEIA NOITE.
Se já leu este titulo, recomendo:
O CAVALEIRO DA ESTRELA GUIA.
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