Em primeiro lugar, gostaria de tentar esclarecer as diferenças entre as nações de N'gola/Congo- Povo Bantu e do Nagô/Ketu-povo Nigeriano. N'gola ( Angola ) é uma nação originária dos negros Bantus, que chegaram ao Brasil por volta de 1560, trazidos da África Sul-Equatorial, em sua grande maioria vinham de N'gola ( Angola ), do Congo, Costa do Golfo da Guiné e Moçambique. Falavam a mesma língua, porém traziam com eles muitos dialetos, cerca de 270,representando 2/3 do continente Africano, chamado de África Negra. Os dialetos principais são o KIMBUNDO e KICONGO, que até hoje são fortemente usados na linguagem religiosa nas casas de N'GOLA-CONGO no Brasil. O negro Bantu, trouxe consigo as suas divindades ( MAHAMBAS ), o N'KISI ( MINKISI-plural ), que não tem nada a ver com o Orixá Nagô ( Ketú ), apenas o fato de serem todas divindades, energias da natureza oriundas do Continente Africano. O negro Nagô-Ketú, chegou ao Brasil, um século e meio depois, quando os negros Bantus, já haviam sido desafricanizados por seus senhores católicos. Os negros Nagôs-Ketú, vindo principalmente de Benin, hoje Nigéria, trouxeram com eles seus costumes, seu culto, seus Orixás e o seu idioma, o Yorubá. Por terem chegado ao Brasil, bem depois dos negros Bantus e o culto dos MUNKISI, enfraquecido por causa dos senhores brancos católicos, o culto NAGÔ-KETÚ, ficou mais em evidência e mais divulgado que o culto dos negros Bantus, N'GOLA-CONGO. Também existe o fato de que o negro Bantu, através dos seus juramentos religiosos não pode passar os seus conhecimentos adiante, só para aqueles que já foram iniciados na Nação e tem o tempo necessário para receber os ensinamentos, o que ainda hoje é respeitado com muito rigor. Agora, quando vejo, escuto ou leio algum artigo, onde o pai ou mãe de santo fulano de tal, diz ser Angoleiro ou Angoleira e fala com uma suposta sabedoria " equivocada ", que o seu Exu, o seu Orixá, os seus Yaos, os Ogans da casa, os atabaques e que é BABALORIXÁ ou YALORIXÁ, fico indignado. Dentro do N'GOLA CONGO, não existe EXU(ORIXÁ NAGÔ)e sim PAMBU N'GILA ( SENHOR DOS CAMINHOS ), não temos ORIXÁ, temos N'KISI, não temos YAO, temos MUZENZA ( iniciado ) não temos OGANS e sim N'SIKA NIN'GOMA( tocador de tambor ) e KIVONDA ( sacrificador ) não temos o ATABAQUE e sim N'GOMA ( tambor ) temos TATA, MAMA, TAT'ETO E MAM'ETO ou N'GANGA( sacerdote ) e não BABALORIXÁ e YALORIXÁ, que são os sacerdotes da nação Nagô-Ketú. Vejo também os supostos Angoleiros e Angoleira, dizerem que jogam Búzios, através de IFÁ e do ODU, mais uma vez equivocadamente. Pois na nação Bantu não temos Búzios e sim N'GOMBO-N'ZIMBO, não temos IFÁ e sim N'KUKUA-LUNGA(Deus da Adivinhação Bantu ) e não temos ODU, pois pertence a raiz do NAGÔ-KETÚ. Também não vejo como uma casa ( N'ZO) de culto religioso Afro, possa falar duas ou mais línguas, ou cultuar mais de uma nação no mesmo templo. Pois já vi aqueles que dizem : " na minha casa tocamos Angola e Ketú ". Não consigo imaginar como isso é possível. Por isso queridos irmãos de cultura e iniciação Angola-Congo ou Nagô-Ketú, Tat'etos e Mam'etos, Babalorixás e Yalorixás, temos que estar alertas sobre as nossas culturas e costumes ( raízes ), para que possamos levar nossa bandeira na sua forma e plenitude mais pura e correta possível. Povo de cultura e raíz Bantu devem se lembrar sempre que N'ZAMBI-AMPUNGO é nosso Deus. Já a Umbanda, teve seu início em 1908 aqui no Brasil no estado do Rio de Janeiro, através do médium Zélio Fernandino de Moraes, em um centro espírita Kardecista. Vejo a Umbanda, em sua essência um culto formidável, se fosse praticada da maneira pura como nasceu. Digo isso, pois não entendo o porque de alguns chefes de terreiro da Umbanda, misturarem em seus trabalhos espíritas, os Orixás Nagôs e seus instrumentos de trabalho.Pois, sendo um culto verdadeiramente brasileiro e de idioma português,porque falar na língua Yorubá e usar as suas divindades ( Orixás ) em um culto fundamentado à entidades e espíritos. A Umbanda tem a sua própria força, com seus guias e entidades, a que se manisfestam em seus médiuns para a prática da caridade, através de passes e rezas. Não há como confundir ou misturar Orixá - Divindade Africana em forma de energia natural, que não teve vida encarnada aqui na Terra e que só se manifesta na cabeça do iniciado de Nação, com as entidades como Caboclos, Pretos Velhos, Baianos e outros, que tiveram vida encarnados aqui na Terra. São espíritos e não divindades.Sã o entidades de grande força espiritual que fazem da Umbanda um culto de força, caridade e humildade, que abrange todas as pessoas sem distinção ou preconceitos. Por isso, amigos chefes de terreiros, pensem no que escrevo e vejam se há lógica em minhas palavras. Porque até hoje, ainda existe o sincretismo de dizer que: São Sebastião é Oxossi ou que Santa Bárbara é Iansã. Em uma era moderna continuam imagens de santos católicos para associar aos Orixás Nagô. Porque usar o atabaque, um instrumento de nação Afro, se a Umbanda tem pontos e rezas de tamanha força que podem ser cantados e rezados com o bater das mãos ( palmas ). Chefes de terreiros, procurem valorizar as maravilhas que à vocês são dadas com amor e força dos guias e entidades, pela misericórdia do divino Mestre Jesus.
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